sábado, 19 de junho de 2010

Aula 21/05/2010


Aula com apresentações das entrevista e observação no ensino regular com alunos portadores nessecidades especiais educacionais. Logo após foram apresentados e socializados às pesquisas dos livros, o qual apresentei:

INCLUSÃO ESCOLAR - O QUE É? POR QUÊ? COMO FAZER é?

O livro Inclusão Escolar, escrito pela autora, Maria Tereza Eglér Mantoan vem trazer alguns questionamentos para qualquer pessoa que trabalha com os deficientes especiais, onde nós poderemos estar contribuindo para uma vida em sociedade. O mundo é uma potencia em desenvolvimento, mas, ainda cultiva alguns valores aos docentes sendo que caímos na realidade paradigma, o novo sempre motivo de desencontro, dificuldade e formalidades quando quero saber: o que é? Realmente o professor da educação especial no ensino regular alguns é inseguro profissionalmente e vêem os alunos como pacientes. O que pretende a autora Mantoan, que a escola seja inclusiva, é urgente que seus planos se redefinam para uma educação voltada para a cidadania global, que reconheçam e valorizam as diferencias. A escola precisa mudar o ensino estar aberta para todos. Reorganizar todo o grupo da escola que recebe os alunos especiais, desde o funcionário mais humilde, pais, comunidade e manter o diálogo.

Incluir é necessário, primordialmente, para melhorar as condições da escola, de modo que nela possam formar gerações mais preparadas para viver a vida em sua plenitude, com liberdade, sem preconceitos, sem barreiras. Não podemos contemporizar soluções, mesmo que o preço a pagar seja bem alto, pois nunca será comparável ao valor de um resgate de uma vida escolar marginalizada, de uma evasão, de uma criança estigmatizada sem motivos. (MANTOAN. 2006, p.36)

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